Célia Fernanda e Filipe Sanches
Que o gosto musical das crianças e adolescentes de hoje é muito estranho, ninguém duvida.
Libertos do rádio pela internet, os playlists misturam o pagode adolescente com o hardcore melódico emo de bandas que falam de coisas “do coração”, do jeito deles. Sem abrir mão de refrões fáceis e melodias batidas.
Tanto faz, se o novo “Hit” é cantado em Inglês ou Coreano, os “pré-adolescentes”, como preferem ser chamados, cantam, mesmo sem saber a letra, cada verso. São músicas que não tocam no rádio, de bandas que não aparecem na tv.
Navegando na web, a garotada encontra e compartilha arquivos de áudio sem gastar nenhum centavo. Sites de relacionamento como Orkut e Myspace servem de ponto de partida e de encontro de grupos de fãs, que se amontoam em comunidades de banda que você provavelmente nunca ouviu falar.
(LEGENDA da foto1: Diana não desgruda do tocador de Mp3)
A banda carioca Scracho (foto abaixo), que mistura rock adolescente e reggae, reúne 23 mil usuários de todo o país em uma comunidade do orkut. Os fãs interagem com os integrantes da banda, escutam e comentam as músicas.
Muito tocada nos mp3 dos adolescentes, a Scracho logo poderá se tornar um fenômeno como a banda emo NxZero, que reúne rostos bonitos, cabelos caídos nos olhos, letras românticas com ritmo revoltado.

(LEGENDA da foto2: Banda Scracho, do Rio de Janeiro, faz sucesso divulgando músicas pela web )
Se você não conhece nem metade das bandas citadas, ou está curioso para saber o que seu filho, irmão, ou colega anda escutando, a gente compartilha, assim como eles, um pouco dessa onda musical teen brasileira:
Hanna Montana – Scracho - Kwon BoA – Rihana – High School – NxZero
...