sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O investimento equivocado

Por Célia Fernanda Lima e Edson Carvalho

Belém parecia estar voltada para os últimos preparativos do Fórum Social Mundial (FSM). O reforço na segurança pública, o andamento das obras estratégicas para o evento, a arrumação dos hotéis e dos alojamentos para os participantes que estavam chegando e a expectativa do setor de turismo eram fatores que nos levariam a crer que a população estava ansiosa para o início de um dos maiores eventos mundiais que a capital paraense poderia receber.

Mesmo com todos esses trabalhos e com a proposta de discutir as principais dificuldades da sociedade mundial, em especial da Amazônia, a maioria da população de Belém estava mais preocupada com os possíveis problemas que o FSM poderiam causar à cidade, deixando de lado, inclusive, o fato de que eles mesmos serão assuntos nas discussões e atividades do evento.

De fato, Belém foi “preparada” fisicamente para receber o Fórum Social Mundial, mesmo que de forma emergencial. Entretanto, a população (inclusive você que está lendo esse texto) acabou ficando de lado nesses preparativos, ignorando a importância do evento e mostrando-se alheia às discussões que seriam levantadas aqui. A construção de uma mentalidade que apoiasse o Fórum foi deixada de lado.

De fato, Belém não estava preparada para receber as discussões do FSM; a Belém humana (ou mesmo social) não entrou no espírito do encontro e desperdiçou uma oportunidade única para a vida de muitos.

Nenhum comentário: