sábado, 20 de outubro de 2007

POP BREGA POP – Vol.1


brilhar recer na Regina Casegina CazNão adianta dizer que não. O Brega já é pop. Já apareceu no Faustão, no programa da Regina Casé e até foi tema de documentário no estrangeiro. Mesmo que “Pop” não seja o melhor adjetivo pra um estilo musical, isso certamente quer dizer alguma coisa.

As batidas eletrônica que embalam as festas de aparelhagem rende pautas interessantes nas mídias de fora, mas são pouco mencionadas pela imprensa local. A música, mistura de muita criatividade e tecnologia, chama atenção por ser produzida totalmente na periferia, além de ser divulgada e comercializada de uma forma cada vez mais convencional por aqui: a pirataria.

O tema é tão interessante que mereceu mais de 20 minutos do – excelente - documentário dinamarquês “Good copy, bad copy”(acima) lançado há alguns meses, sobre cultura e direitos autorais. O filme (que pode ser baixado gratuitamente no site www.goodcopybadcopy.net) vale pela visão de Belém e sua periferia urbana (nada de araras, índios, beira-de-rio), e pelo olhar que seus autores lançam sobre o ritmo, especialmente pela sua vertente mais moderna, o tecnobrega.

Ainda sobre o assunto: não deixe de conferir a reprise do programa do Otto na Mtv, “Viagem ao centro do Brasil”, que nesta semana trouxe como tema (coincidência?) o tecnobrega. Na Mtv Brasil, sábado às 23:30h (inédito), segunda às 23:30(reprise), quarta às 0h (pra ver com calma) e sexta às 21h (última chance).

Nenhum comentário: