quinta-feira, 24 de abril de 2008

Aposentadoria brasileira é precoce

Leandro Lage

Os aposentados do país começam a receber o benefício cedo, mas voltam ao mercado de trabalho por necessidade

No Brasil, aposentadoria não é sinônimo de inatividade profissional. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (
IBGE) mostram que pelo menos 27% dos idosos do país sustentam famílias inteiras. Além disso, boa parte dos aposentados começa a receber o benefício a partir dos 50 anos, idade considerada baixa e dentro dos padrões da População Economicamente Ativa (PEA).
Informações da
Previdência Social mostram que a maior parte dos aposentados brasileiros consegue o benefício por alcançar a idade suficiente para se aposentar, e não depois de completar o tempo de contribuição. Mesmo assim, a economista Ana Amélia Camarano, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), esse dado indica que a aposentadoria do brasileiro é precoce. “Pois o brasileiro começa a trabalhar, em média, aos 14 ou 15 anos”, diz.
A conta disso é o aumento do
déficit da Previdência, que ultrapassa os R$ 2 bilhões. E, para piorar, o aumento da expectativa de vida do brasileiro incide diretamente nesse valor. Além de começarem a receber o benefício mais cedo, os brasileiros aposentados passam cada vez mais tempo dependendo da Previdência. O resultado de todos esses fatores é o retorno do aposentado ao mercado.
As vagas que seriam abertas pelas aposentadorias, na teoria, ficariam disponíveis para os jovens que estão iniciando a vida profissional. No entanto, por causa da aposentadoria precoce e da constante dependência dos benefícios, a volta dos aposentados ao mercado acaba aumentando os índices de desemprego. O trabalho, no entanto, continua sendo uma necessidade dos aposentados. “Os valores dos benefícios são muito baixos”, argumenta Ana Amélia.
De acordo com o IBGE, há mais de 24 milhões de beneficiários (aposentados e pensionistas) no Brasil. As aposentadorias
por tempo de contribuição, por idade ou pensão por morte são as principais espécies de benefício, segundo a Previdência. Para ter direito à aposentadoria integral, o trabalhador homem deve comprovar pelo menos 35 anos de contribuição e a trabalhadora mulher, 30 anos. Também têm direito ao benefício os trabalhadores urbanos que chegarem aos 65 anos e as trabalhadoras que tiverem 60 anos.

Fontes:
Ministério da Previdência, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Leia mais...

Revista Idade Ativa - Aposentadoria é Precoce no Brasil
JB Online - Um Brasil de 'jovens' aposentados
Agência Brasil - Déficit da Previdência cai 31,2% em fevereiro
IBGE - Indicadores mostram importância das aposentadorias...

Nenhum comentário: